Coren-AP

Em continuidade às agendas comemorativas da Semana da Enfermagem em instituições de saúde e ensino do Amapá, o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) marcou presença na manhã desta terça-feira, 13, na cerimônia de abertura da 13ª edição da Semana de Enfermagem da Faculdade Estácio Seama.

A programação teve início com uma mesa-redonda que abordou o tema “Vivências e Desafios na Gestão em Enfermagem: a perspectiva de uma nova geração de líderes”. O debate reuniu acadêmicos, profissionais e docentes da área, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel dos futuros enfermeiros na liderança e gestão dos serviços de saúde.

Representando a presidência do Coren-AP, a conselheira Josyane Sousa – que atua há 27 anos como enfermeira e mais de duas décadas na área de gestão – compartilhou sua experiência e ressaltou a importância do engajamento dos estudantes durante a formação.

“Eu trabalho com gestão há mais ou menos uns vinte e dois anos, então, esses passos que foram expostos pelos convidados na mesa são muito importantes. Se você é um aluno ativo na hora da tua formação, isso te acrescenta muito quando vira profissional. Por exemplo, quando a gente vê um acadêmico mais proativo durante o estágio, aquilo já desperta atenção. O gestor passa a observar aquele aluno com outros olhos, porque sabe que ele vai agregar”, destacou Josyane.

O evento reforçou o compromisso das instituições de ensino com a valorização da enfermagem e a preparação de lideranças comprometidas com a transformação da saúde no estado.