Amapá registra 80 novos casos de HIV em cinco meses

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza em média 40 testes rápidos de HIV por dia. O serviço recebe demanda para a realização do teste de todos os 16 municípios. As cidades de Macapá e Santana lideram a re-quisição para o teste rápido de HIV. De janeiro a maio deste ano já foram contabilizados 1,8 mil testes realizados. Desse total, 80 tiveram resultado positivo.

Desde março deste ano que o CTA passou a oferecer teste rápido para Hepatites B e C e Sífilis, doenças que também podem ser transmitidas por intermédio de relação sexual. A coordenadora técnica do CTA, enfermeira Adriana Coimbra, ressaltou que são realizados cerca de dez exames dessas três patologias por dia. O mais procurado, segundo ela, e o exame de Sífilis.

Para o teste rápido contra Hepatites B e C e Sífilis, o serviço tem priorizado mulheres grávidas. A coordenadora antecipou que ainda neste segundo semestre o serviço será ampliado a toda a população.

Adriana Coimbra explicou que os casos com reagentes positivos tanto para HIV quanto para Hepatites B e C e Sífilis recebem acolhimento imediato feito pela equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), vinculado diretamente ao Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).

O atendimento dispõe de serviços de internação a pacientes, medicamentos, incluindo os anti-retrovirais, além de médico, assistente social, nutricionista, psicólogo, infectologista, enfermeiro e farmacêutico.

Para este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prevê investimentos que vão desde a descentralização dos serviços do SAE/CTA à melhoria dos serviços que são disponibilizados aos pacientes.

O secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes, ressaltou que ainda neste ano os serviços do SAE/CTA serão ampliados para as cidades de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Calçoene.

O atendimento para a realização do teste rápido de HIV, Hepatites B e C e Sífilis acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h. O resultado é li-berado para o paciente em até 30 minutos. Para acessar os testes basta a pessoa levar um documento original com foto.

Fonte: Diário do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *