Cofen homenageia equipes de fiscalização por trabalho na pandemia

Presidentes do Cofen e do Coren-PE destacaram importância da atuação dos fiscais

Pela atuação em meio a adversidades durante a pandemia de covid-19, os enfermeiros fiscais dos Conselhos Regionais foram homenageados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na noite desta quarta-feira (16/3), durante jantar institucional do XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis).

Com visitas in loco e levantamentos situacionais, os fiscais trabalharam para garantir a segurança dos profissionais e da população assistida, documentando situações como ausência de equipamentos de proteção individuais (EPIs), afastamentos por covid e fluxo de trabalho. O trabalho foi fundamental para gerar os dados consolidados pelo Cofen no Observatório da Enfermagem e subsidiou a mobilização dos Conselhos de Enfermagem juntos aos órgãos de Saúde e à Justiça para garantir condições mínimas de assistência.

Nos anos anteriores do evento, a ocasião era marcada pela entrega do prêmio Fiscalize, destinado a reconhecer e incentivar trabalhos inovadores e que aperfeiçoem o processo fiscalizatório. Neste ano, em virtude do novo coronavírus, a premiação acontecerá durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), programado para setembro, na cidade de Fortaleza.

de traje vermelho a presidente do Coren Amapá Dra Emília Pimentel e demais representantes dos Conselhos Regionais recebendo a honraria.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi a responsável por realizar a menção honrosa a cada uma das equipes e entregar a placa de reconhecimento aos representantes dos estados. “Mesmo com o adiamento do prêmio Fiscalize, não poderíamos deixar de reconhecer o valoroso e fundamental trabalho de todos os fiscais do nosso sistema durante esta pandemia. Fiquem atentos ao prazo de submissão de trabalhos para a premiação e participem”, declarou.

As operações e atividades fiscalizatórias nunca foram tão demandadas como nesta pandemia da covid-19. No momento mais crítico, enfermeiros, técnicos e auxiliares precisaram conciliar a superlotação de leitos com a escassez de EPIs e em algumas regiões, com a falta de oxigênio. O processo fiscalizatório não somente preservou equipes de trabalho e sociedade, como contribuiu para a luta por valorização.

Segundo dados da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), nos anos de 2020 e 2021, os conselhos receberam 7.590 denúncias e 28.265 instituições de saúde foram inspecionadas. No total, mais de 2,5 milhões de profissionais foram alcançados pelo trabalho dos fiscais.

Reconhecimento é fruto do trabalho fundamental dos fiscais para a garantia de condições mínimas de assistência

“Esta é uma homenagem mais do que merecida. Todos os fiscais dos nossos conselhos exercem grande contribuição para o Brasil, para a saúde pública e para o SUS”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Gilmar Júnior.

Para Graziela Cahu, coordenadora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), o reconhecimento é fruto de um extenso e árduo trabalho que ainda vem sendo desenvolvido. “Sinto uma imensa gratidão em receber esta menção depois de dois anos de luta e muito esforço na pandemia. Esta homenagem significa que estamos realizando o nosso trabalho com êxito e temos atingido todas as expectativas que foram almejadas, seja pelos dirigentes dos conselhos ou pelos profissionais da nossa categoria”, destacou.

Fonte Ascom Cofen – adaptação Ascom Coren-AP