Comissão de Saúde Mental do Cofen fará visitas técnicas a Conselhos Regionais

A Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Conaesm/Cofen) iniciará trabalhos de melhoria da assistência da saúde mental em todos os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) do Brasil. Nesse primeiro momento, o Coren-RO e o Coren-SE serão contemplados com visita técnica para apoio na área.

Em Rondônia, a ação se concentrará no hospital de base, na unidade de internação psiquiátrica. O grupo fará uma visita técnica para auxiliar as equipes.

Segundo a coordenadora da Conaesm, Dorisdaia Humerez, a intenção é ajudar a melhorar o atendimento de saúde mental nos conselhos regionais. “Temos detectado um retrocesso na reforma psiquiátrica brasileira e nossa intenção é melhorar a assistência, indo em cada local para estimular e orientar as equipes de atendimento”, ponderou.

O Cofen já vem alertando para esse retrocesso. O Ministério da Saúde criou Grupo de Trabalho que propõe revogar portarias referentes à Política Nacional de Saúde Mental, colocando em risco o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o modelo de atenção psicossocial. Por mais de trinta anos, o modelo de cuidado em saúde mental, pautado na liberdade, inclusão social, respeito e autonomia das pessoas com transtornos mentais avançou lentamente, mas sem interrupção A rede de serviços de base comunitária sofre com uma defasagem no âmbito do orçamento, enquanto os custos dos hospitais psiquiátricos cresceram vultuosamente nos últimos anos.

A Conaesm tem trabalhado para discutir a implementação das diretrizes da assistência, produzidas pelos enfermeiros de Saúde mental da Enfermagem Solidária e está criando um e-book que irá orientar sobre as novas normas. Além disso, novas ações pontuais nos Corens são outra forma de ajustar a atender as demandas.

Fonte: Ascom-Cofen