Coren-AP e Secretarias de Saúde dos Municípios de Macapá e Santana celebram Acordo de Cooperação Técnica

Na última terça-feira (20/06), o Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Macapá e Santana assinaram um Acordo de Cooperação Técnica.
O acordo prevê que as partes se comprometem a alocar, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais e ambiente seguro para o intercâmbio, integração e cooperação técnico-científica, bem como a participação conjunta em atividades no âmbito da assistência sexual e reprodutiva à saúde da mulher com ênfase na consulta de enfermagem ginecológica e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Presidente Dra Emília Pimentel, ao centro, Dr Plínio Silva da Luz Secretario Adjunto de Gestão à Saúde do Município de Santana à esquerda e a direita Dr. Kleverton Siqueira Subsecretário de Assistência em Saúde do Município de Macapá.

Para a presidente do Coren-AP, “este é um momento de grande avanço para a enfermagem amapaense, onde assinamos o Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Macapá e a Prefeitura Municipal de Santana, no âmbito da saúde sexual e reprodutiva da mulher. No campo da Enfermagem estamos fazendo práticas avançadas e isso tem emancipado não só a nossa profissão, mas principalmente mulheres e famílias. Esta proposta amplia as estratégias de aperfeiçoamento para a enfermagem. A parceria com o Cofen tem nos dado esta oportunidade, afirmou Drª Emília Pimentel.

Conselheiros, membros do Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Regional e demais colaboradores estiveram presente para prestigiar a cerimônia.

A finalidade do curso é incluir a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, através do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acessibilidade a todos os métodos contraceptivos a homens, mulheres e famílias. Dessa forma, contribuindo na redução das mortalidades materna, infantil, durante a gravidez na adolescência, além de evitar também o abortamento inseguro.

Fonte Ascom Coren-AP -Alessandra Barboza