Coren-AP emite nota de repúdio contra pedagoga que ofendeu profissionais da enfermagem nas redes sociais

O Coren Amapá nesta quinta-feira (03/08) emiti nota de repúdio contra a pedagoga Elizandra Lopes que ofendeu as profissionais de enfermagem em suas redes sociais ao declarar que “algumas técnicas de enfermagem, adoram homem casado”.

Ao receber a denúncia sobre as ofensas, o Coren-AP decidiu emitir nota de repúdio e também dar início ao processo que poderá determinar a realização de retratação pública, contra a pedagoga Elizandra Lopes. A retratação é um ato de defesa dos profissionais da enfermagem que foram afrontados pelas ações e/ou discurso de trabalhadores de outras categorias.

O Conteúdo é desrespeitoso com a categoria (por desqualificar o trabalho da enfermagem feminina) e misógino (por aferir às mulheres apenas a satisfação do desejo sexual de um homem), é também uma apologia ao assédio sexual e uma desmoralização às profissionais que atuam com dedicação, compromisso e conhecimento técnico nas instituições de saúde.

Confira a nota de repúdio na íntegra:

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá, vem a público se manifestar contra a pedagoga Elizandra Lopes, que ofendeu toda uma categoria em uma postagem contra as Técnicas de Enfermagem. Esse tipo de postura ofende não apenas os profissionais da enfermagem que atuam em Macapá, mas de todo o Estado, que tiveram sua postura questionada, como também foram alvo de deboche por parte da pedagoga.

O conteúdo configura uma gratuita e descabida agressão à enfermagem, composta só no Estado do Amapá por cerca de 77,6% de mulheres . Além disso, é uma tentativa de erotizar a profissão, majoritariamente feminina.

A atitude desta pedagoga demonstra desrespeito com o trabalho da categoria, que esteve na linha de frente durante a pandemia e é responsável pela assistência aos pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Suas palavras mostram também a falta de empatia com os profissionais que são a espinha dorsal da saúde e possuem impacto direto na qualidade e na segurança da assistência prestada aos cidadãos.

Informamos ainda que esta ofensa não passará impune e que o Coren-AP tomará todas as medidas necessárias para que a pedagoga se retrate com toda a categoria ofendida. Enfatizamos a importância do respeito ao trabalho dos mais 17 mil profissionais da enfermagem em todo o Estado do Amapá e dos mais de 2,8 milhões de trabalhadores da categoria em todo o país.

Macapá, 03 de agosto de 2023.

Presidência do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá

Fonte Ascom Coren Amapá