COREN-AP manifesta NOTA DE REPÚDIO ao Projeto de Lei n°005 de 18 de Abril de 2020 do Governo do Estado do Amapá.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá COREN-AP, através do seu plenário, vem, por meio deste, expressar em público, o repúdio ao Projeto de Lei n°005/2020 do Executivo Estadual que versa sobre: o “Auxílio Financeiro Emergencial em favor dos Profissionais da Saúde, que atuarem em regime de plantão presencial nos Centros de Atendimento Instensivo à Covid-19”.

De acordo com o Projeto, os valores dos auxílios financeiros descritos e designados aos Profissionais de Enfermagem em questão, não correspondem ao valor correto de um auxílio justo e digno, e desvaloriza a categoria não subsidiando uma vida digna a esses.

O Regional destaca que, a profissão de Enfermagem é de suma importância para o sistema de saúde pública assim, como as demais. O grau de equidade entre as profissões dentro do sistema de saúde, seguem uma linha horizontal de igual importância para a efetiva manutenção e assistência da rede pública de saúde no país, sendo estes o pilar para o bom funcionamento do sistema. Por tanto, tem direito a uma remuneração justa e condições adequadas de trabalho que garantam ao profissional, a sua valorização no ambiente onde exerce suas atividades e na sociedade. Diante do exposto, o Conselho considera que o valor descrito no referido projeto não faz jus a remuneração/auxílio financeiro que deveria ser recebida pelo profissional, diante da complexidade de sua atividade, da responsabilidade e grau de risco atribuído no enfrentamento à pandemia.

É notório que o projeto relata uma iniciativa desigual quanto aos valores de auxílios à serem pagos aos profissionais de saúde de nível superior, demonstrando tratamento diferenciado e totalmente discriminatório aos profissionais de enfermagem que possuem o mesmo nível de formação, importância e exposição ao risco de contaminação da Covid -19.

Fonte: Ascom/ COREN-AP

Texto  e Imagem: Alessandra Barboza

Confira na íntegra a nota de repúdio emitida pelo Coren-AP:

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá é defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e da profissão de Enfermagem, por isso vem a público deixar claro e expresso que repudia veementemente a desvalorização profissional, portanto vê como indigna o auxílio finaceiro que está sendo destinado aos profissionais de enfermagem no Projeto de Lei n° 005 de 18 de Abril de 2020 do Governo do Estado do Amapá.

O valor do auxílio financeiro é incipiente e não corresponde a um valor justo, digno e que dê conta de subsidiar uma vida digna aos profissionais da saúde, ou seja, um equívoco quanto ao reconhecimento da qualificação, da titulação e da categoria com o maior contingente de profissionais de saúde no Brasil.

A Enfermagem é uma ciência, arte e uma prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde. Possui capacidade técnica, científica, ética e moral para cuidar da vida da pessoa humana. Tem direito a remuneração, auxílio financeiro justo e a condições adequadas de trabalho, que possibilitem um cuidado profissional seguro e livre de danos. A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

A entidade considera que o valor exposto no referido Projeto não é justo como um auxílio financeiro à categoria profissional, diante da natureza da atividade, e em especial diante do cenário do caos da saúde publica que estamos vivendo, sua complexidade e especialmente da alta e destacável responsabilidade dos profissionais de Enfermagem com os pacientes. O Cuidado da Enfermagem é de fundamental importância para o restabelecimento da saúde, bem como, para a prevenção de doenças e agravos à saúde.

O auxílio financeiro proposto para os Profissionais de Enfermagem de nível superior e de nível médio, demonstram, por parte Gestão Pública, um desrespeito e desmerecimento à profissão partindo do princípio que a profissão de Enfermagem tem ampliado suas contribuições nas políticas públicas, assessorando, diversas vezes, gestores municipais, estaduais e federais com um olhar focado no bem-estar da sociedade e na diminuição das desigualdades sociais, respeitando as dimensões subjetivas de cada realidade.

É uma demonstração clara do desrespeito a categoria e a qualificação desses profissionais, reforçando a precarização da vida econômica e profissional dos profissionais de enfermagem, bem como desvalorizando o atendimento satisfatório nas instituições de saúde pública. Esta remuneração em forma de auxílio financeiro fere a dignidade da especialidade, da profissão e do cidadão em sí.

Acreditamos no fortalecimento do SUS com vistas à produção de um cuidado em saúde integral, gratuito e de qualidade. Para isto lutamos pela valorização de todos os trabalhadores envolvidos e por melhores condições de trabalho. Repudiamos propostas que desqualifiquem a saúde multiprofissional. O cuidado e a promoção da saúde não são exercidos apenas por uma única área do saber, mas por diversos saberes oriundos de diferentes áreas de atuação.  Assim, defendemos a revisão do Projeto de Lei.n° 005 de 18 de Abril de 2020 do Governo do Estado do Amapá, nos termos aqui informados, conforme preza a nossa responsabilidade sobre o exercício profissional da categoria de Enfermagem no Estado do Amapá.

Respeitosamente,

Presidente do Coren-AP
Dra, Emília Nazaré Ribeiros Menezes Pimentel

.

Confira em anexo projeto de lei do Executivo Estadual.