Coren-AP realiza visita técnica de fiscalização a Unidade de Saúde Marcelo Cândia

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) esteve nesta quinta-feira, 21, em mais uma visita técnica nas unidades de saúde. Em parceria com a Promotoria de Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e demais órgãos de fiscalização a ação aconteceu na Unidade Básica e de Pronto Atendimento Marcelo Cândia, na zona Norte de Macapá.

Para este ano cronograma de monitoramento das Unidas Básicas de Saúde segue em parceria com órgãos de fiscalização. O objetivo é averiguar instalações, condições de jornada de trabalho dos profissionais, o atendimento do funcionamento dentro das legislações do SUS e principalmente das legislações sanitárias que definem o funcionamento e o fluxo dessas ambiências, como ressalta a servidora técnica da Promotoria de Saúde Elizete Paraguassu.

“Hoje nós estivemos aqui na UBS Marcelo Cândia, onde foram observadas algumas pontuações das não adequações encontradas. Durante a visita conversamos com os diretores onde foi pedido as devidas providências”, pontuou Elizete.

De acordo com a Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Coren-AP durante a visita foram averiguadas as condições de trabalho dos profissionais devido denúncias principalmente ligadas a sobrecarga de expediente, como ressalta o fiscal Edigar Rodrigues.

“Nós observamos que a equipe ela está subdimensionada, tem poucos profissionais para atender a demanda da UPA, por conta do quantitativo de atendimentos vindos da Zona Norte da cidade. A gente também tem problemas com relação a falta de material para as equipes, o próprio ambiente e a estrutura que carece de reforma e adequações. Então viemos verificar essas condições para que a gente consiga melhorias para que esses profissionais consigam atender a população de uma forma adequada”, ressaltou Edigar.

Para o diretor da UPA, Flávio Aires, a visita é uma ajuda na busca de melhoria nos serviços.

“Aqui a gente tem uma parte estrutural que a gente precisa melhorar, mas que estamos conseguindo resolver, mas é sempre bom um olhar de uma pessoa externa que tenha experiência como o Ministério Público pra poder ajudar a gente de uma forma melhor”, disse o diretor.

A visita contou ainda com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde e Vigilância Municipal de Saúde de Macapá.

Assessoria de Comunicação e Eventos

Márcia Fonseca