Coren-AP rebate posicionamento desrespeitoso da atriz Daniela Escobar

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá vem a público repudiar a declaração realizada pela atriz Daniela Escobar durante episódio em um podcast na ultima terça-feira (25/07). É inaceitável que a atriz estigmatize enfermeiras de trabalharem arrumadas para “catar médico” e ainda trate a situação como brincadeira.
A Enfermagem Amapaense e Brasileira merece respeito e não aceitamos um comportamento depreciativo como este.

A enfermagem é uma área de atuação historicamente construída e desempenhada por mulheres. Desde suas precursoras, como Florence Nightingale na Europa e Anna Nery no Brasil, até as profissionais de hoje, que constituem 85% da força de trabalho da área no país, segundo pesquisas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Importa destacar que só no Amapá, somos cerca de 77,6% de mulheres da categoria.

Nossas mulheres podem se vestir e maquiar conforme vontade própria, desde que respeitadas às regras de proteção aos trabalhadores e pacientes. Estamos em um país livre onde o direito de se vestir e se apresentar da maneira como achar conveniente é resguardado pela Constituição Federal.

As mulheres da enfermagem enfrentam uma série de desafios, com condições de trabalho indignas, salários incompatíveis, jornadas de trabalho extenuantes, e devem ser valorizadas e reconhecidas pela sociedade pelo seu trabalho. A enfermagem não aceita ser ridicularizada, e o Coren Amapá reivindica uma retratação imediata, não somente da atriz mas também dos representantes do podcast, que foram condizente com a fala e postura da atriz.

Fonte Ascom Coren Amapá