Covid-19: COREN-AP inicia a entrega das Máscaras N95.PFF2 aos Profissionais de Enfermagem e distribui Kits de Álcool Gel e Sabonete Líquido

Conselho Regional de Enfermagem do Amapá, iniciou na última terça feira 12, a entrega de 2600 máscaras N95/PFF2 adquiridas com recurso próprio, em caráter emergencial, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

As distribuições das máscaras vem sendo realizadas pelos Conselheiros do Regional sob a coordenação da Presidente Interina e Coordenadora do Grupo de Enfrentamento da Crise à Covid-19 da instituição, Dra. Ingride Reis a entrega é feita diretamente aos Responsáveis Técnicos – RT’s de Enfermagem dos estabelecimento de saúde de referência no atendimento a Covid-19, para posterior distribuição aos Profissionais de Enfermagem da unidade.
A ação estar acontecendo na capital e segue nos próximos dias para os demais municípios do Estado.

A Presidente Interina destaca que, “O EPI é para o uso exclusivo dos Profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente no combate à covid-19. O foco da ação é distribuir as máscaras nos locais de maior necessidade, contribuindo para a proteção dos Profissionais de Enfermagem que e prestam assistência a pacientes infectados com o novo coronavírus. E que todos devem usá-lo conforme as orientações internacionais, quanto ao uso e descarte.” Disse Dra Ingride Reis.

Os estabelecimentos de saúde da capital Macapá e do Município de Santana contemplados nesta etapa, são: Hospital de Emergência Osvaldo Cruz – HE, Centro Covid HCAL, Centro Covid 2 Zona Norte, Hospital da Criança e Adolescente, Pronto Atendimento Infantil, Hospital Maternidade Mãe Luzia, Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte; Unidades Básicas de Saúde: Lélio Silva, Marabaixo e Marcelo Cândia; Samus: Zona Norte, Zona Sul, Central, Santana, Samu Covid Zona Norte e Hospital Estadual de Santana. Importante ressaltar que, o uso das máscaras N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis.

Segundo a presidente do Coren-AP, Dra Emília Pimentel, “as unidades de saúde priorizadas são as de referência no atendimento a Covid-19 e com base no quantitativo de denúncias recebidas através dos canais oficiais do Regional e pelos relatórios das fiscalizações. Sabemos das reais necessidades apontadas quanto a falta de EPI’s nas unidades de saúde, temos a consciência que o quantitativo de máscaras que estão sendo distribuídas não supri a real necessidade de todo o Estado, mas sabemos que esta distribuição veio para amenizar essa problemática e trazer mais segurança aos colegas que estão na linha de frente, e reafirmar a todos os Profissionais que, estamos juntos nessa batalha e que as máscaras serão importantíssimas para a garantia de proteção dos Profissionais da Enfermagem das unidades de saúde“. Destacou a presidente.

Kits de Álcool Gel e Sabonete Líquido – Boa Ação! Para prevenir o coronavírus, professora promove campanha em rede social e doa sabonetes líquido ao COREN-AP – O Regional, recebeu doação de sabonetes líquido para distribuição aos profissionais de Enfermagem que, estão atuando na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus (COVID-19), estes contemplam os kits junto com a entrega das Máscaras N95.PFF2.
A pandemia do novo COVID-19, além de alertar sobre os cuidados com a saúde, também tem despertado a solidariedade da pessoas.

Prova disso, foi a iniciativa da professora e advogada, Adirleide Greice Carmo de Souza que, sensibilizada com a situação dos profissionais de Enfermagem do nosso Estado, promoveu uma campanha através da rede social para doação de sabonetes líquido e em menos de 24 horas conseguiu arrecadar valores para a compra dos sabonetes e fez a doação para o regional. O fez o regional a montar kits com sabão líquido e álcool gel 70 para serem entregues juntos com as mascaras de proteção.
Sabemos das dificuldades que os profissionais de saúde da rede pública estão enfrentando por conta da escassez ou a falta dos insumos. Eles precisam trabalhar de forma digna e segura, e diante desta situação decidí ajudar e dar essa contribuição aos nosos super heróis na prevenção e no combate a esse vírus. Quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte” Disse a Adirleide Souza.

Reforçar a higiene no combate ao Covid-19, é uma atitude de extrema importância para garantir a proteção, segurança e a saúde dos profissionais e também dos pacientes. “Ressaltando que, uma das medidas de prevenção é a correta higienização das mãos, sendo uma ação muito efetiva contra muitas doenças, inclusive o covid-19”. Disse a presidente do Regional Dra. Emília Pimentel.

Assista o vídeo interativo da ANVISA que ensina a técnica de como lavar as mãos corretamente. (anexo)
E acompanhe os registros fotográficos das entregas dos kits de Álcool Gel, Sabonte Líquido e das Máscaras em nossas paginas oficiais da rede social: no Instagram @corenap9 e no facebook: @corenap9 e a cartilha do Cofen sobre o uso correto – colocação e retirada de EPIS da máscara em anexo.

Fonte ASCOM COREN AP
Texto: Alessandra Barboza