Debates sobre a atuação da enfermagem no cuidado a saúde dos povos originários e ribeirinhos marcam Seminário em Boa Vista, RR

A 3ª Edição do evento aconteceu em Boa Vista, RR, nos dias 29 e 30 de abril

Durante dois dias representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem, estudantes e profissionais de enfermagem estiveram presentes no 3° Seminário Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural. O evento ocorrido no auditório do Sesc Centro, em Boa Vista-RR, foi promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR).

Para o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes o momento foi importante para discutir assuntos comuns a todos, e as formas de um atendimento de qualidade nessas regiões. No evento, ele apresentou ainda os avanços na enfermagem: e contribuições do Sistema Cofen/Coren na Assistência aos povos originários e ribeirinhos.

“É muito importante de quando se está reunindo essa diversidade de culturas de profissionais que trabalham em diversas realidades tão distintas, para discutir algo que é comum a todos nós, como sermos profissionais da enfermagem, como atendermos com qualidade o nosso usuário principal, que é o cidadão brasileiro, mas respeitando toda essa diversidade através daquilo que nós temos como cultura e olhando o diferente. Um momento de muita reflexão sobre a importância de nós enxergarmos a diversidade com aquilo que nos fortalece, porque nós, enquanto enfermagem, somos um quantitativo, obviamente, maior. Maior, mas os profissionais talvez mais preparados para lidar com essa realidade da diversidade, haja vista, tudo que vocês já vivenciaram e ainda vivenciarão daqui para frente”, destacou Daniel.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Coren-RR, o momento representa mais que uma oportunidade de aprendizado e troca de experiência, mas também uma reflexão sobre a relevância da enfermagem nos mais diversos cenários, principalmente dos povos indígenas.

“Nós sabemos que outros estados queriam estar com essa oportunidade, também atendiam os critérios, e nós fizemos uma força-tarefa para conseguir que o evento pudesse acontecer aqui. Roraima abriga uma população expressiva de povos indígenas, o que isso torna um cenário de discussão importante do que é a saúde intercultural na enfermagem. Os profissionais de enfermagem que atuam nesse contexto enfrentam desafios únicos e extremamente complexos, que não são só a barreira linguística. Então trazer essa discussão pra gente é extremamente significativo”, declarou a presidente.

Sob o tema “A diversidade cultural indígena e ribeirinha: diálogos, desafios e perspectivas sob o olhar da Enfermagem”, foram discutidas temáticas como a Perspectiva do profissional de saúde no contexto do cuidado aos povos originários e ribeirinhos; Relato de experiências; Avanços na Enfermagem: Contribuições do Sistema Cofen/Coren na Assistência aos Povos; Desafios e estratégias da fiscalização; Saúde mental dos profissionais de enfermagem que atuam em áreas remotas e de difícil acesso; Medicina tradicional o conhecimento das ervas e seus benefícios no olhar cultural;  Telessaúde Contribuições da área de tecnologia para facilitar e ampliar o acesso a saúde especializada para os povos originários.

O Amapá esteve representado durante o evento através das contribuições explanadas pela Professora Mestra, Tatiana Calandrini, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que destacou sobre a pesquisa “Saúde sexual e reprodutiva de adolescentes ribeirinhos e seus determinantes sociais da saúde”,

“Nós falamos sobre uma pesquisa que estamos executando com os adolescentes ribeirinhos, um breve relato feito durante este evento que é de suma importância, porque dialogar sobre a diversidade existente entre os nossos estados e as nossas culturas é permite que possamos construir um cuidado voltado para os nossos adolescentes assim como para os povos ribeirinhos também”, disse Tatiana.

No Seminário estiveram presentes o Conselheiro Federal, Josias Neves; o Coordenador do Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi/Cofen), Paulo Murilo Paiva e o Coordenador DSEI-Yanomami, Marcos Pelegrini.