Em ação conjunta, Coren-AP inspeciona Hospital de Emergências do estado

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), acompanhou nesta quinta-feira, 14, uma inspeção ao Hospital de Emergência (HE) e ao anexo do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). A ação realizada em conjunto com 1ª e 2ª Promotorias de Defesa da Saúde Pública e os Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem teve como objetivo verificar as condições de atendimento, a situação dos pacientes, questões referentes a atraso salarial e cobrança de melhorias na prestação dos serviços à população.

Durante a visita foram constatadas a presença de 16 pacientes no corredor do HE, sendo a maioria homens e alguns idosos. De acordo com o Promotor de Saúde Wueber Penafort, a equipe verificou o panorama local para resolução de demandas.

“Viemos ver nesse final de contrato que estão anunciando na cidade. Aqui quando vem a nova gestão, tem um panorama de como ficou e de como vai ficar pra frente. Verificamos as escalas médicas, de enfermeiros, a situação dos leitos e principalmente o acúmulo de usuários que estão no corredor do HE. Viemos até o IBGH pra verificar a vacância de leitos disponíveis para receber a demanda. Estamos articulando com a administração uma forma de remover esses pacientes”, explicou o promotor.

Sobre a questão salarial onde havia um atraso de três meses no pagamento, foi confirmado que o repasse dos valores pendentes foi feito pelo executivo estadual diretamente nas contas dos servidores. O Coren-Ap através da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional também orientou as equipes quanto ao cumprimento da jornada de trabalho, como ressalta o fiscal Edigar Rodrigues.

“O Coren atuou no sentido de intermediar a resolução do problema juntamente com o MP e CRM e fizemos a devida orientação aos profissionais quanto ao cumprimento da jornada de trabalho para que se pudesse garantir a continuidade da assistência, bem como cobrar a administração o reforço da equipe com mais profissionais devido a sobrecarga de trabalho”, reforçou Edigar.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Eventos