Enfermeiro capacitado pode atuar na irradiação intravascular a laser no sangue (ILIB)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reafirmou, por meio do Parecer Técnico nº 114/2021/CTAS/COFEN, a legalidade da atuação e capacitação do Enfermeiro para atuar na irradiação intravascular a laser no sangue (ILIB).

De acordo com o documento, não há obstáculo à realização do procedimento de aplicação técnica ILIB, como terapia adjuvante para diversos tratamentos, desde que o Enfermeiro tenha preparo técnico para executá-lo, sem incorrer em riscos e danos à integridade do paciente.

É preciso considerar, entretanto, que o Enfermeiro necessita de capacitação teórica e clinicamente sobre a Laserterapia, pois existem elementos da física, da biofísica e fisiológicos que devem ser respeitados. O profissional deve ainda pautar sua prática aplicando a Sistematização da Assistência de Enfermagem, conforme previsto na Resolução Cofen 358/09.

Confira abaixo Parecer Técnico: