Fumante com covid-19 tem 14 vezes mais chances de morrer pela doença – DIA MUNDIAL DO COMBATE AO FUMO

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Ao consumo do tabaco podem ser atribuídas: 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular, (derrames) e 30% das mortes por câncer, onde 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes. Esses dados caracterizam a gravidade de um problema que é passível de prevenção.
A magnitude do risco do tabagismo é incontestável. Para atacar o problema, a legislação brasileira para controle do tabagismo é ampla e visa a proteger a saúde da população, assim como o INCA/MS vem envidando esforços para implantação, regulação e atuação no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo – PNCT.

Este é um espaço importante de atuação da Enfermagem que, por meio de seus conhecimentos, competências e habilidades, desenvolvem várias atividades estratégicas tanto no planejamento quanto na intervenção para o controle do tabagismo.

Destaca-se que o comprometimento do Profissional ENFERMEIRO no controle do tabagismo deve ocorrer em qualquer que seja sua área de atuação, com abordagens em hospitais, ambulatórios e estratégia saúde da família, não devendo ficar reservado somente ao espaço do PNCT, mas em qualquer situação que se façam necessárias atividades de prevenção, proteção, cessação e regulação do tabagismo, bem como a avaliação e o monitoramento das ações implementadas, em especial nas ações de saúde da atenção primária.

Fica o alerta! “O tabagismo é um dos fatores de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas mais graves da doença” destacou a presidente do Regional Dra Emília Pimentel.

 

Fonte: ASCOM COREN AP

Edição de Texto e Imagem: Alessandra Barboza

Contato Whatsapp 96.98120-7909

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *