INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE – UNISC-RS

O X Seminário Científico e IV Encontro Internacional do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) este ano está integrando o II Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado Profissional – UNISC e o VI Simpósio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. Esses Programas têm concepção interdisciplinar, buscando trazer diferentes olhares na investigação da complexidade e articulação dos objetos de estudo. Envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, inovação, internacionalização, registro e práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento. Integra-se aos eventos uma mostra científica, com apresentação de resumos e artigos (pesquisas e relatos de experiências), para socializar trabalhos e estudos de graduandos, residentes, mestrandos, doutorandos, egressos dos programas e demais membros acadêmicos (profissionais e pesquisadores).

O projeto objetiva fomentar discussões sobre temas relevantes para ações de promoção da saúde, saúde mental e vigilância em saúde voltadas à comunidade. Visa também conduzir reflexões e debates interdisciplinares, nos contextos nacionais e internacionais sobre práticas profissionais de cuidado: cuidados com a saúde do escolar e da adolescência, os direitos humanos, a saúde do trabalhador, as doenças e agravos não transmissíveis, além de temáticas que envolvem educação em saúde, Saúde Mental, Tecnologias e inovações em saúde.

Os eventos ocorrerão simultaneamente de forma integrada, nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul, e virtualmente pela plataforma Youtube®. Esta ocasião, proporcionará uma interação entre os professores/pesquisadores, alunos de graduação, residentes pós-graduação (Lato e Stricto Sensu), de graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos nas temáticas atinentes à Promoção da Saúde. Visa-se com esse encontro construir articulações com a sociedade civil, com as instituições públicas e empresas envolvidas direta e indiretamente na Promoção da Saúde. Além da cobertura local, pretende-se estabelecer articulações entre Programas de Pós-graduação Stricto Sensu no âmbito nacional e internacional e áreas correlatas para o fortalecimento das linhas de pesquisa.

Objetivos

– Proporcionar a interação entre os professores/pesquisadores, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos na Promoção da Saúde e áreas correlatas;

– Estabelecer a articulação entre Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito nacional e internacional e áreas correlatas para o fortalecimento das linhas de pesquisa;

– Construir articulações com a sociedade civil, com as instituições públicas e empresas envolvidas direta e indiretamente na Promoção da Saúde;

– Conduzir reflexões e debates interdisciplinares e internacionais sobre cuidados com a saúde do escolar e da adolescência, os direitos humanos, a saúde do trabalhador, as doenças e agravos não transmissíveis, educação em saúde, saúde mental, tecnologias e inovações em saúde.

Período de Realização

14 e 15 de Setembro de 2023.

Maiores Informações acesse o website do evento: https://www.unisc.br/site/ppgps/2023/index.html

Fonte: Ascom Coren-AP com as Informações do Universidade.