Nova mesa diretora e conselheiros tomam posse no Conselho de Saúde de Santana

Em solenidade nesta terça-feira, 11, na sede do Sindicado dos Servidores Municipais de Santana, foram certificados os novos membros da mesa diretora e conselheiros do Conselho de Saúde do município. A eleição realizada em duas etapas escolheu entidades ligadas a diferentes instituições que buscam contribuir na formulação de políticas de saúde.

A nova mesa diretora com os conselheiros, foram recepcionados pela Secretária Municipal de Saúde de Santana, Ithiara Madureira, que ressaltou o papel importante do Conselho para as ações da Prefeitura junto à população. “Um momento importante onde a gente acolhe os novos Conselheiros de Saúde e promove titulares e suplentes para receber e orientar frente as ações que esses Conselheiros terão nesse biênio”, disse a secretária.

Para o novo presidente, Newton Ribeiro, este é um novo momento em que buscará desenvolver um trabalho voltado para a população com soluções dos principais problemas do município.

“Este é um momento importante, porque depois de 14 anos, assume uma nova presidência dentro do Conselho. Nós esperamos desenvolver um trabalho bem voltado para a população. Olharemos quais são as problemáticas que existem dentro do município, pra que a gente possa acompanhar e assim levar para a secretaria para que os mesmos sejam sanados. Estamos com uma equipe bem técnica dentro do Conselho formada por enfermeiros, farmacêuticos, advogados, e as associações que forma, essa nova presidência”, destacou Newton.

O Conselho de Saúde desempenha o papel de fiscalizar e propor políticas que garantam o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, além de assegurar a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Como representante do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-Ap) foi eleita a conselheira Marcimone Sales, e como suplente a conselheira Rosiclea Neves. Marcimone reforçou as atividades que devem ser desenvolvidas pelo Conselheiro em favor da comunidade.

“Aqui nós verificaremos se a assistência à saúde prestada no estado ou no município atende às necessidades da população; se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa. Buscaremos garantias como controle social; acompanharemos a gestão financeira dos recursos da saúde; avaliaremos a gestão orçamentária; e o auxílio a outros setores na fiscalização das ações do governo”, reforçou a conselheira.

Os 16 novos membros empossados liderarão o Conselho para o biênio 2024/2026.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Eventos