O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, a partir das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da realização de exames preventivos contra essa e outras doenças tipicamente masculinas, como o câncer de próstata.
A saúde masculina deve ser levada a sério em todos os sentidos. E, neste contexto, o papel da Enfermagem é fundamental, uma vez que o profissional pode agir como agente de informação em várias situações.
São estes profissionais que orientam a população masculina sobre testes rápidos, de sífilis, hepatite ou HIV, por exemplo. Incentivam os cuidados com a saúde do homem e chamando atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com cartilha divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo da doença que mais afeta os homens no Brasil, depois do câncer de pele.
Hábitos saudáveis como manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, podem ajudar na prevenção. Além de, claro, manter os exames em dia.
Informe-se, cuide-se, seja consciente e previna-se!
INFORMAÇÃO ainda é a melhor forma de PREVENÇÃO!
Maiores informações acesse a cartilha https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf
Nós apoiamos essa causa!
Fonte: Ascom/COREN-AP