Desde o dia 23, o Coren-AP vem realizando inspeções nas unidades de saúde de Macapá para verificar as condições de trabalho e disponibilização de EPI’s para os profissionais de enfermagem frente a pandemia do covid-19.
A ação faz parte de uma das medidas do Grupo de Enfrentamento da Crise – Covid-19 ( GEC) do Regional, e de acordo com a Coordenadora do Grupo “a ação é de caráter fiscalizatório e educativo, a fim de inspecionar as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem frente ao combate do covid-19 e também verificar se há disponibilização adequada dos EPIs aos mesmos, para que seja garantido a proteção e segurança dos profissionais e da população” Disse a Coordenadora Dra. Ingride Reis.
Foram inspecionadas desde a última segunda-feira as instituições de saúde: UPA Zona Sul, UBS Lélio Silva, UBS Marcelo Cândia, UBS São Pedro, Hospital de Clínicas Alberto Lima e Hospital de Emergência.
Diante dos apontamentos de irregularidades identificadas pelo GEC-Covid-19, a Presidente do Regional oficializou notificação junto ao Governo Estado do Amapá e a Prefeitura Municipal de Macapá, para que as solicitações relatadas sejam atendidas e providenciadas em caráter de urgência. Declarou a Presidente, Dra. Emília Pimentel.
Proteger a Enfermagem, é Proteger a saúde do Brasil!
Fonte: ASCOM/COREN-AP
Texto: Alessandra Barboza