Regularize seu cadastro para votar nas eleições dos Conselhos de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estipulou prazo até 31 de agosto de 2023 para que os profissionais atualizem os dados cadastrais, quitem os débitos fiscais e fiquem aptos a votar nas eleições dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren).

Após esse prazo, os Conselhos Regionais de todo o país enviarão a base de dados para o Cofen e não será mais possível se habilitar para votar. As eleições ocorrerão das 8 horas do dia 1º de outubro até às 8 horas do dia 2 de outubro de 2023, exclusivamente pela internet.

“Estamos promovendo uma eleição justa, democrática, acessível, transparente e com tecnologia certificada e de última geração, para alcançar a categoria em todo o país, pois entendemos que somente assim conseguimos fazer a profissão evoluir e prosperar. Portanto, esperamos a participação de toda a Enfermagem”, destaca a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Como houve a implantação da anuidade única para o profissional inscrito em mais de uma categoria desde 2020, neste caso, o profissional estará apto a votar e ser votado, desde que esteja em dia com a quitação das anuidades do maior nível de formação, além de não possuir outros débitos de qualquer natureza.

Em caso de dupla inscrição profissional, a existência de débitos anteriores a 2020 na categoria de menor formação também torna o profissional inapto a votar. Todos esses dispositivos constam da Decisão Cofen 81, de 19 de junho de 2023.

Fonte: Ascom – Cofen