Segundo dia do XII Senafis debate gestão de qualidade e fiscalização na APS

Conselheiro federal Daniel Menezes ministrou palestra sobre fiscalização na pandemia.

O segundo dia do XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), realizado nesta quarta-feira (16/3), deu visibilidade a temas relevantes no âmbito fiscalizatório. A programação, marcada por palestras e mesas redondas, suscitou reflexões e importantes debates sobre a relevância e os rumos da fiscalização. Os presentes no evento e aqueles que acompanhavam de forma remota pela plataforma CofenPlay puderam acompanhar conteúdos relacionados à gestão de qualidade, fiscalização na Atenção Primária à Saúde (APS), pandemia e valorização.

No início do dia, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri, apresentou a palestra “A fiscalização do exercício profissional sob a ótica da gestão do Sistema Cofen/Conselhos Regionais” e destacou a relevância da atividade. “Não há dúvidas de que a fiscalização do exercício profissional seja a principal atividade finalística dos conselhos profissionais. Ela precisa ser resolutiva e auxiliar na mudança da realidade da assistência de Enfermagem no Brasil”, disse.

Ainda pela manhã, o conselheiro federal Daniel Menezes ministrou a palestra “Fiscalização na pandemia: contribuições para valorização dos profissionais de Enfermagem”. Para o conselheiro, que também integra o Fórum Nacional da Enfermagem, é por meio do ato fiscalizatório que a luta da Enfermagem por valorização é potencializada. “A fiscalização corresponde a todo o processo de educação e orientação que busca verificar e apontar as necessidades de melhoria dos serviços da nossa profissão. É através desta atividade que conseguimos proteger a população e lutar pelo nosso reconhecimento efetivo”, afirmou.

Palestras e mesas redondas suscitaram debates e reflexões sobre os rumos da fiscalização

Na parte da tarde, os ouvintes acompanharam a mesa redonda “Fiscalização na Atenção Primária: desafios e diretrizes”, comandada pelos enfermeiros Ricardo Siqueira e Marcos Rubio. “A Enfermagem na Atenção Primária possui um papel fundamental na oferta da saúde da população e está na linha de frente da gestão do cuidado. Como sistema, é importante que tenhamos um olhar unificado sobre a fiscalização na APS, aumentando e otimizando a sua eficácia” destacou Siqueira.

Ao fim do dia, Cláudio Porto, avaliador do Selo de Qualidade do Cofen, apresentou a palestra “Contribuições da Gestão de Qualidade, de Risco e de Segurança do Paciente para Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem”. “Temos a obrigação de estarmos conscientes da função precípua do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que é a de fiscalizar o exercício profissional. Para garantir uma boa gestão, é necessário que todos os conselhos promovam instrumentos técnicos, éticos e legais que possibilitem a superação das dificuldades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia”, frisou.

A programação segue nesta quinta-feira (17/3). Entre os destaques, está a conferência “Liderança em 5 Atos: Comunicação, Processos e Conflitos”, facilitada pelo professor Fabrizio Rosso.

Fonte: Ascom – Cofen