Unidades Básicas do município de Santana recebem vistoria de rotina do Coren-AP

Em cumprimento ao calendário de visitas de fiscalizações de rotina, o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) através, da equipe de Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional esteve nesta quarta-feira, 27, nas Unidades Básicas de Saúde Ilha de Santana e Anauerapucu, no município de Santana.

Na UBS da Ilha de Santana, foram averiguadas escalas de trabalho e o ambiente onde são exercidas as atividades. A Unidade conta hoje com a presença de 16 profissionais de enfermagem entre técnicos, auxiliares e enfermeiros. O prédio que se encontra em reforma há três semanas, possui ambulância e atendimento no horário de 7h as 13h e das 13h as 19h, com equipes de clínica médica, odontólogos, endemias, imunização, saúde da família e enfermagem.

De acordo com a Enfermeira Fiscal Ana Clara Cavalcante, a ação busca principalmente orientar os profissionais quanto as atividades exercidas, porém, notificações são feitas para o melhoramento da segurança dentro das normas técnicas.

“Nós viemos aqui, conversamos com os profissionais, orientamos quanto ao exercício profissional. Foram notificados os documentos gerenciais, protocolos, normas e rotinas, se os profissionais estão trabalhando em segurança técnica para eles e para a população, então tudo isso nós identificamos, realizamos as notificações e acionamos os órgãos competentes quando há necessidade disso”, disse Ana.

Enfermeira Ana Lúcia Brito, Responsável Técnico da UBS Ilha de Santana, ressalta que os profissionais são atuantes e que a presença do Conselho ajuda no apoio as indicações para melhorar atendimento.

“Nossos servidores eles cobram muito as nossas atividades aqui, mas eles são muito atuantes. A presença do Coren agora é uma realidade de eles virem nos visitar, não só nós, como as outras, a Unidades. Nós esperamos que eles sejam sempre participativos, porque com a participação do nosso Conselho eu tenho certeza que iremos fazer uma estrutura melhor para todos terem orgulho da nossa atividade em todas as nossas unidades da Ilha de Santana e as demais também”, ressaltou a RT.

Na comunidade de Anauerapucu, a visita foi realizada pelo Enfermeiro Fiscal, Edigar Rodrigues, de acordo com ele a Unidade de Saúde da localidade Foi possível constatar que a equipe de enfermagem está subdimensionada, ou seja, carece de profissionais de enfermagem.

“A estrutura física apesar de ter passado por reforma recentemente já apresenta irregularidades, como a falta de uma central de material esterilizado, CME padronizada como pede a Anvisa e falta de salas separadas para curativos, administração de medicamentos e coleta de exames laboratoriais.
Também foi constatado que a equipe de enfermagem não dispõe de documentos que norteiam o serviço, como Protocolos e Precedimento Operacionais Padrão POPs”, ressaltou

Durante a visita a equipe constatou ainda que a Unidade de Anauerapucu, conta com um veículo tipo ambulância para remoção de pacientes, porém não dispõe de tripulação especificamente designada para o atendimento dessas demandas.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Eventos