Evento na Câmara dos Deputados fortalece mobilização nacional pela valorização da categoria; Fórum Nacional da Enfermagem acontecerá em junho

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), Donato Farias, participou na manhã desta quarta-feira (14) de uma Sessão Solene no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro teve como foco o fortalecimento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024, que trata do reajuste do piso salarial e da regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para profissionais da Enfermagem.
A solenidade integra os preparativos para o Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas já!, que ocorrerá no próximo dia 4 de junho, também na capital federal. O evento deve reunir caravanas de profissionais de todo o país em uma mobilização unificada para pressionar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Otto Alencar, a pautar a PEC 19 para apreciação.

Durante a sessão o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, ressaltou a importância da PEC 19/2024 para a dignidade da categoria. “A PEC 19 traz dignidade para toda a categoria, então vamos lutar por essa conquista. Os Conselhos de Enfermagem estão irmanados com a classe por essa causa”, disse Nery.

Presente na sessão, Donato Farias destacou a importância da proposta para o reconhecimento e valorização da categoria. “Tive a honra de representar o Coren-AP participando das tratativas de fortalecimento da PEC 19/24. Essa proposta representa um marco na valorização da enfermagem, assegurando avanços estruturais e reconhecimento para a nossa categoria. Seguimos firmes na luta por uma enfermagem respeitada, protegida e fortalecida”, afirmou o presidente.
A mobilização nacional organizada pelo Fórum da Enfermagem convoca enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para o ato do dia 4 de junho. A PEC 19/2024 prevê a criação de um índice de reajuste salarial e vincula o piso da categoria a uma jornada semanal de 30 horas — uma reivindicação histórica da classe.