Nos dia 04 e 05 de abril, o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá recebeu a visita dos conselheiros federais Drª Maria de Fátima e Dr.Sebastião Duarte, presidente nacional da ABENFO Dr.Herdy Alves e da Presidente da ABENFO DE Minas Gerais Drª Vera Cristina, integrantes do Grupo Técnico de Saúde da Mulher, constituído pelo Cofen, que vieram ao Amapá com a finalidade de buscar apoio e fortalecimento da autonomia das enfermeiras obstetras, com a criação do Grupo Técnico da Mulher no COREN/AP.
Os membros do Grupo Técnico do Cofen estão percorrendo todos os Estados com finalidade de criar um Grupo técnico da saúde da mulher em cada COREN. Segundo o Presidente da ABENFO Nacional Dr. Herdy Alves a intenção é dar apoio institucional para a rede na redução da mortalidade materna e neonatal, objetivando assim a meta do milênio que é quatro e cinco, em que o Brasil é signatário.
A Reunião com as entidades da Saúde da Mulher ocorreu no Auditório HEMOAP – Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá, estiveram presentes o Conselheiro Federal Dr. Vencelau Pantoja, ABENFO AP, Representantes dos Enfermeiros Obstetras do Hospital de Santana, Conselho Municipal de Saúde, Enfermeiros Residentes Obstetras do Hospital da Mulher, Enfermeiros da UNIMED MACAPÁ, Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha, Conselho Estadual de Direito da Mulher, Enfermeiros Obstetras do HMML, CRAM – NORTE Centro de Referencia e atendimento mulher, que juntos discutiram questões voltadas à saúde da mulher.
De acordo com o presidente do COREN/AP Dr. Aureliano Pires a partir da criação do Grupo Técnico da Mulher no Amapá, o COREN/AP, COFEN E ABENFO/AP iniciaram um trabalho de enfrentamento a redução dos danos causados à saúde da mulher e da criança com foco na humanização ao cuidado com materno infantil.