Coren-AP

 

 

O Banco de Leite Humano (BLH), vinculado ao Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia (HMML), está recebendo frascos vazios para armazenar o leite que é doado diariamente àquela instituição. A campanha de arrecadação dos frascos vazios de maionese ou de café solúvel é necessária para manter o estoque regular de leite e suprir as demandas atendidas diariamente pelo BLH.

A coordenadora do Banco de Leite Humano no Estado, enfermeira obstetra Andréa de Nazaré Marvão, explicou que as doações podem ser feitas no prédio do Hospital da Mulher Mãe Luzia ou no próprio Banco de Leite Humano, anexo ao hospital. Os recipientes podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os frascos adequados para o armazenamento do leite humano doado ao BLH são os potes vazios de maionese ou de café solúvel de vidro nos tamanhos pequeno ou médio, com tampa plástica. “Precisamos ampliar urgentemente a nossa remessa de frascos vazios para armazenar o leite humano doado pelas nossas mães doadoras. Temos certeza que a população vai nos ajudar neste sentido e as doações devem começar de imediato”, arrematou Andrea Nazaré.

Hoje, o Banco de Leite Humano arrecada em média 150 litros de leite por mês. A partir das campanhas desencadeadas pela instituição, a expectativa é pelo menos dobrar esse quantitativo para 300 litros/mês, haja vista que o BLH atende bebês com dificuldade de amamentação, nascidos no Hospital da Mulher e no Hospital São Camilo São Luiz.

O BLH também pretende ampliar ainda este semestre o número de mães doadoras de leite humano. “Qualquer mãe pode se tornar uma doadora de leite, desde que sua produção seja excedente. Em casos, por exemplo, em que a mãe faz amamentação do filho, mas a mama continua cheia”, disse a coordenadora.

Andrea explicou ainda que para se tornar mãe doadora basta fazer um cadastro no Banco de Leite, onde a mãe recebe orientações sobre o procedimento de doação e a equipe do BLH fará a arrecadação do leite na residência da nova mãe doadora.

Fonte: Jornal do Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *