Após denuncia anônima de que no Hospital da Mulher Mãe Luzia está havendo um aumento no número de óbitos , o Presidente do COREN AMAPÁ Dr. Aureliano esteve hoje (27) pela manhã no HMML para averiguar a denuncia.
Segundo o Presidente do COREN/AP Dr. Aureliano Pires o Conselho recebeu uma denúncia anônima de que 12 bêbes foram a óbitos nesse final de semana no HMML. Em conversa com os profissionais de enfermagem do HMML obteve-se a informação de que morrem um ou dois RN por dia, dado esse que não podemos confirmar, pois não foi encontrado o livro de ocorrências do final de semana no momento da averiguação.
Em março deste ano o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá realizou a visita de fiscalização no HMML, após a fiscalização o Conselho fez um dimensionamento para UTI e UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) do HMML, orientou a contratação de mais de 41 Enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem para completar a equipe destes setores, para poder atingir o MÍNIMO necessário a um atendimento de qualidade. A partir disso, o Conselho notificou e informou aos gerentes e gestores do Estado sobre essa situação, mas até agora nada foi resolvido.
Outro fator que chamou a atenção do Presidente do COREN AMAPÁ durante a visita realizada, foi que ao entrar no hospital o primeiro impacto é um forte fedor de esgoto que exala pelo hospital, e segundo os funcionários essa situação está ocorrendo há aproximadamente uma semana.
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá encaminhará ainda hoje a denuncia para a Vigilância sanitária e para o Ministério Público, para que seja averiguada a situação e tomadas às providencias necessárias.