O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá esteve no dia 31 de julho para uma visita retorno no posto de saúde da comunidade do Ariri, com o intuito de fiscalizar o atendimento que o profissional da saúde está realizando na unidade.
A primeira visita na unidade ocorreu em 22 de maio de 2012, durante a fiscalização foi encontrada apenas uma técnica de enfermagem realizando procedimentos de enfermagem sem presença de enfermeiro (como parto, aplicação de injeção, controle de medicamentos) e a sala de vacina não estava em funcionamento. Outra situação precária é a falta de energia elétrica, levando a profissional de enfermagem esterilizar os materiais em uma panela de pressão. O departamento de fiscalização do Coren/AP encaminhou o relatório da visita à prefeitura e aos órgãos competentes para que providencias fossem tomadas.
Com a visita de retorno no dia 31 de julho constatamos que o posto de saúde está fechado, e que a comunidade não tem atendimento e que a mesma é que está fazendo reforma do prédio a prefeitura quem tem que fazer esse trabalho, todo posto de saúde tem que está de acordo com o Ministério da saúde e ANVISA.
Segundo o presidente do COREN/AP Dr. Aureliano Pires a situação na comunidade do ariri é preocupante, quando o posto for inauguradotem que haver a presença de enfermeiro 24h na unidade e do técnico de enfermagem para auxiliar o enfermeiro.
Fonte: Núcleo de Comunicação do COREN/AP