Coren-AP

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) realizou nos dias 29 e 30 de abril o VII Fórum dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem. O evento reuniu profissionais dos 16 municípios do estado em Macapá e se consolidou como um importante espaço de troca de experiências, atualização profissional e fortalecimento do exercício ético e técnico da profissão.

A abertura aconteceu na manhã do dia 29, com a presença do presidente Donato Farias, membros da Comissão de Gestão e conselheiros da autarquia. Em seu discurso, o presidente destacou a importância do evento como um espaço de orientação e reflexão sobre o papel dos responsáveis técnicos nas unidades de saúde.

“Esse fórum foi desenhado com muito carinho, com muita responsabilidade. É papel do conselho trazer orientação sobre o exercício da nossa profissão, sobre atribuição. Tem muito RT que pensa que é médico, tem muito RT que deixa de fazer o seu papel, e isso impacta diretamente na qualidade assistencial. Quando a gente vê alguns indicadores de qualidade, percebe que faltou uma supervisão, um olhar mais detalhado daquele RT. Então esse é o momento que vocês têm para discutirem, para questionarem, para perguntarem. Troquem experiências, citem exemplos, porque isso vai enriquecer o fórum”. afirmou Farias.

A programação seguiu com uma palestra da procuradora do Coren-AP, Malu Souza, sobre as implicações do descumprimento das notificações do Sistema Cofen/Coren. Outro momento de destaque do primeiro dia foi a apresentação da enfermeira Aydwlha Moniq, que compartilhou uma experiência exitosa na Maternidade Bem Nascer, inspirando os participantes com práticas inovadoras e efetivas.

Encerrando as atividades do dia 29, o enfermeiro José Célio Monteiro Júnior ministrou uma oficina prática sobre Planejamento e Programação de Enfermagem, proporcionando aos presentes ferramentas para melhorar a organização dos serviços em suas unidades. O enfermeiro responsável técnico do Hospital Estadual de Santana, Júnior Marques, reforçou a importância do planejamento nas ações de enfermagem.

“Por muito tempo nós ficamos na nossa unidade sem um responsável técnico, sem um ordenador de enfermagem. Quando começamos a trabalhar nesse planejamento, percebemos como a enfermagem consegue ter um rumo. Muitas vezes os profissionais trabalham de qualquer jeito. Mas, com planejamento, conseguimos dar um direcionamento, o que torna o exercício mais seguro e o serviço mais eficiente e seguro para o paciente”

O segundo dia de evento, 30 de abril, foi marcado por debates sobre o Processo de Enfermagem e as Teorias de Enfermagem, conduzidos pelo conselheiro Diego Araújo. Em seguida, a servidora Leiva Palmeirim apresentou o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen), demonstrando as funcionalidades da ferramenta no acompanhamento das ações profissionais.

Uma das atividades mais aguardadas foi a roda de conversa sobre desafios, soluções e boas práticas na rotina dos RTs. Participaram representantes da UPA Zona Norte, do Hospital Estadual de Santana e da Sala de Vacina do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), que compartilharam vivências e estratégias adotadas em suas unidades.

A coordenadora do evento e chefe da fiscalização do Coren-AP, Daniela Sousa, ressaltou a abrangência e o impacto do fórum. “Tivemos aqui representantes dos 16 municípios do estado, que tiveram a oportunidade de adquirir e aprimorar conhecimentos, trocando experiências exitosas. O Coren trouxe dois temas superimportantes como o ‘Processo e Teorias de Enfermagem’ e ‘Planejamento e Programação de Enfermagem’. A fiscalização, junto com a gestão do Coren Amapá, está à disposição de vocês para o que precisarem”.

O VII Fórum dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem reafirmou o compromisso do Coren-AP com a valorização da categoria, o aperfeiçoamento contínuo e a busca pela excelência na assistência prestada à população amapaense.