O Conselho de Enfermagem do Amapá realizou no mês de outubro de 2012, visitas de inspeção e fiscalização, na mineradora BEADELL, em Serra do Navio e na empresa ANGLO AMERICAN em Pedra Branca do Amapari. Na ocasião foram encontradas irregularidades quanto a falta de profissionais enfermeiros para a supervisão e gerenciamento da assistência de enfermagem, falta de Enfermeiro Responsável Técnico, exercício ilegal da profissão, profissionais técnicos em situação inadimplente referente às anuidades e ambulâncias em uso sem a presença do Enfermeiro.
O Presidente do COREN – AP, Dr. Aureliano Pires, juntamente com a Fiscal Maria Ester da Silva, explicaram as modificações que deveriam ser feitas em tempo hábil, para que as empresas pudessem continuar a oferecer aos seus usuários, bem como seus profissionais de saúde um atendimento legitimo e regular com as leis, normas e resoluções do Coren-AP e Cofen.
Porém, após 5 meses, não recebeu nenhuma notícia da resolutividade das irregularidades encontradas. Dessa forma, o Coren-AP notificou as empresas e mineradoras ANGLO AMERICAN e BEADELL por estarem em desacordo com o art. 15 da Lei 7498/86, Decisão COREN-AP 002/08; Resolução COFEN 293/04 e Portaria 2048/2002/MS; dando um prazo máximo de trinta dias (30) para que as referidas empresas manifestem-se e resolvam as irregularidades; caso isso não ocorra o Coren – AP fará a interdição ética do serviço de enfermagem prestados nos ambulatórios das empresas.