Coren-AP

 

Os portadores de doença falciforme menores de 13 anos terão a oportunidade de participar de uma ação preventiva, na próxima terça-feira, 27, no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

 

Na ocasião, os pacientes poderão fazer o exame de Doppler Transcraniano (DTC), que permite identificar precocemente sinais de hipofluxo cerebral, ou seja, pessoas com a possibilidade de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), agravante comum entre os portadores da doença.

A iniciativa surgiu do convite feito pela médica Luciana Campos Machado ao neuropediatra Camilo Vieira, do Hospital das Clínicas de Salvador (BA).

De acordo com Luciana Campos, que atende crianças no Hemoap, o objetivo é que, se identificados sinais de hipofluxo cerebral, podem ser tomadas medidas terapêuticas na prevenção do AVC, comumente chamado de “derrame”.

“Queremos chamar a atenção dos pais e responsáveis de portadores de doença falciforme que levem seus filhos e aproveitem a oportunidade, pois os diagnósticos serão entregues para que as crianças sejam acompanhadas no decorrer de suas vidas”, explica a médica.

Segundo a presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Amapá (APDFAP), Marta Nabor, diante do último levantamento feito em fichas de pacientes, foi registrado um número de 150 portadores da doença no Estado do Amapá.

A expectativa é atender 25 crianças, portadores de doença falciforme residentes no Amapá, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no prédio do Hemoap.

Fonte; Jornal Diário do Amapá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *